Twitter Updates

Idéias, filosofias, definições e pensamentos gerais. Teorias científicas ou não, aqui vamos nós.

Wednesday, March 07, 2007

Todo mundo tem direito a uma opinião, pelo menos virtual!

Eu acredito no manifesto digital, aquele que diz que todo mundo tem o direito a uma opinião gratuita no mundo digital. Não que as opiniões serão lidas por milhares de pessoas como sempre pregamos no mundo digital (na Internet sua informação será vista por milhares de pessoas a todo momento - entre outras promessas). Acredito que as pessoas tem direito a uma opinião digital por uma razão muito mais real do que isso.

Todas as tecnologias que deram certo, sem excessões foram as que buscaram satisfazer e se basear totalmente no ser humano.

Tudo bem, parece ser uma afirmação muito óbvia, mas acreditem, não é! Tudo é óbvio depois que alguém diz (por exemplo: administração de empresas é uma ciência óbvia hoje, com curso de graduação e tudo mais, porém não era antes de Taylor efetuar seus estudos a respeito. Antes dele fazer suas pesquisas e aplicações, existia apenas administração da produção focada no rendimento das máquinas, e não do ser humano).
Por mais óbvias que a afirmação a respeito das tecnologias pareça, ainda existe sistemas, empresas, aparelhos que focam na "produção" e não na sua "utilização" e "mercado". Todos que trabalham com qualquer computa
dor sabe do que estamos falando.
Ao invés de um sistema ser de simples aplicação e resultados, precisamos quebrar a cabeça para entendê-lo e ainda fazer uma dezena de planilhas em excel para poder "adequá-lo" ao que precisamos. Ou mesmo quando o computador te da uma mensagem "você deseja fazer o backup dos arquivos do Outlook?" e você fica pensando na usabilidade daquilo para você.
Ta certo que não podemos querer que, de olhos fechados, a tecnologia nos supra de forma totalmente humana, porém acho que este deve ser sempre o objetivo das tecnologias. Ao invés de perguntar se você deseja fazer o "backup dos arquivos do Outlook" por que não é traçado um perfil dos usuários e estabelece uma data para ser feito de forma automática a função. Faz-se uma pesquisa de tempo médio que necessita fazer tal backup e efetua-se sem me perguntar se eu desejo ou não.

Por causa desta base acima, acredito que esta era que estamos está sendo chamada de forma incorreta. Não estamos na Era do Conhecimento, como muitos dizem. Estamos na Era do Ser Humano.

A Era do Ser Humano é a era que as tecnologias e informações (ou conhecimentos) serão focadas nos seres humanos que as necessite, senão sua importância será nula. Este ponto é fácil de explicar:

Levando em conta que toda informação é apenas um grupo de dados, o que faz com que ela seja valiosa é o público que a recebe, e não a informação em si (ex: informações sobre peixes não tem muito valor para mim, pois não tenho aquário e não pesco, porém, para um pescador profissional ou mesmo um biologo é essencial). Então o foco da informação e do conhecimento não deve ser mais na informação ou no conhecimento em si, mas sim para quem será enviada está informação ou aplicado este conhecimento para que eles se tornem valiosos.
Com a tecnologia é a mesma coisa. O Microsoft Excel é bom para um designer, mas não tanto como ferramentas de editoração e desenho; porém, para um contador, um administrador de empresas e um financeiro nas empresas atuais o Microsoft Excel é essencial.

Com estas afirmações, o que levará uma tecnologia para o futuro ou um canal de informação é o fato dela ser absorvida, usada e aperfeiçoada pelos seres humanos. As informações pertinentes sendo entregues ao público certo (ou nicho de mercado, se preferir), na hora certa e sendo interativa, terá seu futuro garantido.

Por isso, todos nós temos o direito a uma opinião, digital ou não. Esta "opinião" será o que dará sobrevivência para as coisas. Será com base na nesta opinião interativa, que sairá a usabilidade das tecnologias e a interação com os canais de informações que eles necessitam para sobreviver (como esta ferramenta de blog, por exemplo).

Por isso, deixarei aqui minha opinião, toda semana a partir de Março de 2007, para quem quiser ler e comentar, de forma interativa, tecnológica, futuristica e tudo mais...