Twitter Updates

Idéias, filosofias, definições e pensamentos gerais. Teorias científicas ou não, aqui vamos nós.

Thursday, April 19, 2007

Gestão Sustentável e lucratividade.


Gestão sustentável e lucratividade. Este tema está rodando todos os artigos empresariais e rodas de negócio, sendo considerado "o futuro". Isto é verdade, é o futuro. Porém, como todos nós sabemos sobre estratégia, o futuro e algo começa a ser construido imediatamente. Hoje muito é dito e pouco é feito para se chegar lá. É uma espécie de "Lulismo", que concorda com todas as coisas que devem ser feitas (e ainda chega a ter discursos inflamados de afirmação), porém nenhuma atitude é tomada no dia-a-dia. Vou dar dois exemplos bem práticos disso.

Exemplo 1: Uma empresa grande que investe um certo valor a uma creche comunitária, mas não remunera bem nem dá bônus aos funcionários. Quando você questiona o dono da empresa que não está send feita uma gestão sustentável ele responde: "Como não, mando um monte de dinheiro para a creche do bairro!". Classifico isso de uma Ação de "Lavagem de Alma Social". Sim, é melhor que nada. Não, não é uma gestão sustentável. Não adianta dar comida a uma criança e sairmos com o coração quente pelo ato. Ajuda mas não resolve. Temos que dar comida, educação, oportunidade, segurança, habilidade, etc. Não é fácil, mas não é impossível pois tem gente que já o faz.

Exemplo 2: Quando eu estava em uma roda de amigos conversando sobre Gestão Sustentável, Meio Ambiente, Ações Sociais, Educação, Futuro, etc. todos nós concordamos que a Gestão Sustentável deveria começar agora, neste exato momento. Porém, 2 semanas depois quando nós nos encontramos, NENHUM tinha destinado um valor do seu imposto de renda para ações sociais (que pode ser feito sem nenhum ônus), mesmo depois de termos falado muito disso. A maior parte possui um carro e só anda de carro para cima e para baixo (ou seja, ajudar o meio ambiente para é ir salvar mico-leão dourado, não diminuir a emissão de gases nas grandes cidades). Todos, sem excessão, não compram um livro (tiram cópia dos livros que conseguem pegar, pois sai mais barato), porém o tênis nike ou a calça diesel ele paga o quanto for preciso para ter. Vazio, não?

Como o exemplo acima mostra, eu senti um vazio muito grande. Um grande vazio na conversa de todos, que pregam uma coisa mas não movem uma palha para seguir o que pensam e falam. Um "Lulismo completo". Senti outro grande vazio pelas coisas que hoje eu não faço, pois ao ter a visão crítica dos meus amigos eu pude ver que ainda tenho muito a evoluir (eu não tenho carro pois não quero, eu remunero bem os funcionários todos com benefícios, compro muitos livros pois considero investimentos, etc.). Não
faço reciclagem em minha casa, não ajudo a uma Associação de forma direta (apenas através de descontos no IR, que na minha visão é pouco, mesmo sabendo que já faço mais que muita gente). Acredito que gestão sustentável começa com nossa vida direta, depois vai para grandes idéias.

Resolvi então fazer um plano do Fernando Dias para Gestão Sustentável. Resolvi tomar algumas atitudes para fazer o mundo (pelo menos o meu mundo) melhor e sustentável. Minha intenção não é "lavar minha alma" ou mesmo mudar o mundo todo. Minha intenção é tornar meu mundo sustentável, portanto, lucrável para mim e todos ao meu redor. Vamos a lista:

1 - Pegar 3 papéis na rua que eu achar no chão por dia;
2 - Comprar um livro por semana e lê-lo;
3 - Fazer uma ação de caridade por mês (distribuir sopa no centro de São Paulo, ajudar uma escola na educação, etc.);
4 - Perguntar, às pessoas que trabalham comigo, se o plano de benefícios está satisfatório, assim como minha gestão e o que eu posso fazer para melhorar a empresa como um todo;
5 - Dizer, a minha namorada, sempre que possível, que eu a amo e que ela está linda (muito por que ela realmente é);
6 - Contratar uma pessoa que eu veja que tem talento e destreza, ajudá-la profissionalmente no início da carreira até sua formação;
7 - Andar de carro o menos possível (mesmo de taxi, como é meu caso);
8 - Presentear todos os meus familiares diretos com livros, a cada 3 meses;
9 - Cobrar os outros destas atitudes simples;
10 - Fazer com que minha empresa tenha, como um todo, projetos sociais que envolvam a pessoa jurídica assim como todas as pessoas físicas;
11 - Economizar água;
12 - Não deixar a luz acessa;
13 - Fazer um sistema de reciclagem no prédio onde trabalho assim como no prédio onde moro;
14 - Me cobrar destas ações acima;
15 - Estudar mais sobre gestão sustentável e aumentar a lista de ações sustentáveis;
16- Etc.

Acredito que agora deva ter muita gente lendo este post, a lista e dizendo: "Até parece que isto vai mudar algo no mundo". Concordo, acredito que só isso não vai mudar nada no mundo. Mudará meu mundo e se outra pessoa também seguir esta filosofia e fizer sua lista, mudará 2 mundos e por ai vai até que mude o mundo todo. Com minha ação, todos ganham (lucram) a minha volta, com a sua todos ganham (lucram) a sua volta, com a ação de todos todos ganham (lucram) a nossa volta (então todos nós ganhamos duas vezes, na nossa ação e na da ação dos que estão a nossa volta).

E ai, já fez sua lista?