Twitter Updates

Idéias, filosofias, definições e pensamentos gerais. Teorias científicas ou não, aqui vamos nós.

Thursday, April 12, 2007

Re-cicle-Se com lucros!

O ser humano tem toda a vida e lógica baseada em círculos. Desde seu nascimento até sua morte, seu pensamento é levado a efetuar muitas coisas em círculos (ou ciclos). Nascemos em um formato de círculo e por ai vamos.

Um ciclo é algo que tem seu fim em seu "começo". Escrevo começo com áspas pois o ciclo volta ao seu início, porém, ele volta com um grau de mudança, seja positiva ou negativa. A mudança positiva ou negativa é o que caracteriza um ciclo virtuoso ou vicioso, respectivamente. Vamos imaginar isto rapidamente através de dois exemplos simples.

Exemplo 1: Eu saio de casa para comprar um pão na padaria. No caminho da padaria sou assaltado. Volto para casa sem dinheiro, sem pão e com um sentimento de perda e violência. Eu acabei de passar por um ciclo negativo (ou vicioso), por mais que neste caso tenha sido de forma passiva
(se é que passividade existe).

Exemplo 2: Eu sao de casa para comprar um pão na padaria. No caminho encontro um grande amigo que me acompanha até a padaria. Compro o pão, volto para casa e como junto da minha família. Eu acabei de passar por um ciclo positivo, por mais que com um grau de passividade (se é que passividade existe).

A maior parte das coisas (para não generalizar e errar) é feita de ciclos. Por mais que uma coisa pareça ser linear (e a maioria parece, com começo, meio e fim), ela faz parte de um ciclo maior (tendo uma visão mais geral). São estes ciclos que temos (em todas as formas) e vivemos. Até a sociedade (numa visão Sociológica e comportamental) possui ciclos.


Dos ciclos virtuosos.

Os ciclos virtuosos são aqueles que te geram coisas positivas. Aquela velha teoria de que coisas boas trazem mais coisas boas. Não só isto é verdade como é uma verdade mensurável. Exemplo: Se você possui (ou busca) uma educação formal, se esforça para absorver os conteúdos que ela te oferece sua tendência é conseguir um trabalho melhor (pois um profissional formado possui melhores oportunidades que um que não possui nenhum diploma). Isto é uma coisa boa trazendo outra coisa boa, e para que você entre em um círculo constante de coisas boas, neste caso, basta você continuar sua educação formal (pós graduaçoes, MBA´s, PhD´s, etc.) que você continuará crescendo. O papo que isto não necessariamente traz uma vantagem direta é vazio, pois, se no seu trabalho seu chefe não reconhecer que você é um profissinal em crescimento outros reconhecerão (o mercado de profissionais que você atua).
Os ciclos virtuosos são os que nós levam para cima, e como todo processo na vida que temos, precisamos cuidar para que eles não sejam quebrados (seguindo a linha do exemplo acima: se você largar a faculdade por que considera "muito difícil"). Tudo na vida é difícil e o que te levará para um nível acima do que nos encontramos é o comprometimento com o ciclo virtuoso e com o lucro que ele trará (ou seja, vencer barreiras e dificuldades para manter o ciclo constante e o comprometimento contigo mesmo).
A grande pegadinha da continuidade dos ciclos virtuosos está no sentimento que eles nos gera. Quando estamos indo bem tendemos a ficar felizes e nos acomodar, achando que a evolução não necessita mais de nosso cuidado e atenção. Bem, felizes temos de ser sempre, porém não cuidar do ciclo virtuoso faz com que ele se quebre ou saia de seu trajeto. Evoluir é algo que devemos fazer com atenção, trabalho e estudo (constantes). Sempre que possível devemos procurar um consultor de Recursos Humanos para termos uma opinião mais "profissional" sobre nossa trajetória (já que vamos ao médico, psicólogo, etc. por que não procurar, também, um especialista em carreiras? Isto nos trás muitos benefícios). Portanto, quando você entrar em um ciclo virtuoso, cuide para que ele não se rompa jamais. Cuide também, para os que não tem uma educação e uma visão do ciclo virtuoso (seus filhos, sobrinhos, afilhados, etc.) também não rompa o ciclo virtuoso do início da vida deles.
Claro que não podemos ficar 24 horas evoluindo, temos que, alguma hora, descansar a nossa mente e corpo para que possamos utilizá-los como um recurso otimizado (balancear nossa vida pessoal x profissional e evolutiva). Para isto não existe regra. Alguns vão ao bar com amigos, outros vão correr, outros escrevem, outros veêm filmes, etc. . O importante aqui é saber (estratégicamente falando) a hora de se recolher e de voltar a frente do seu processo evolutivo. Se você já estudou o suficiente para uma prova, descanse e só volte a dar uma revisada (leve) no dia do exame. Caius Julius Caesar não dominou a Gália em 6 anos sem nenhum descanso. Ele dominou os gauleses com estratégia (militar - sabia a hora de aparecer na frente das suas tropas e a hora de fazer uma boa refeição e de descansar).
Se você não possuir o controle do seu ciclo virtuoso, inevitavelmente você cai no ciclo abaixo.


Do Ciclo Vicicoso.

Aqui é o tópico do Post passado. Prejuízo gerendo prejuízo. O Governo Brasileiro e suas esferas. A falta de lucro, a ausência de riqueza e conhecimento. O ciclo vicioso é algo que todos nós caímos na maior parte das vezes por descuido com o ciclo virtuoso.

Exemplo: Resolvemos não estudar no colégio, ficamos com notas baixas e menor indice de aprendizado, não passamos em uma boa faculdade (se é que fazemos), por isso temos oportunidade de trabalho piores, não ganhamos tanto, etc...

O ciclo vicioso é muito atraente, pois, para estar nele basta não fazer nada. A falta de ação leva com que você não evolua e assim não entre no ciclo virtuoso. Por esta razão específica muito mais pessoas ficam reclamando da vida durante muito tempo e apresentam, neste tempo, pouca (ou nenhuma) evolução. O ciclo vicioso, no sentido mais expandido, é tudo que é feito e não rende nada (as coisas vazias, sem ganhos, sem objetivos, etc.).


A grande importância para manter os eixos na vida é termos uma visão estratégica de onde queremos chegar. Colocar nossas ambições em um papel, de forma mensurável e dividida em passos concretos durante o caminho que pretendemos percorrer até chegarmos lá. Assim temos o nosso ciclo virtuoso vital. Na medida que vamos percorrendo os caminhos e os passos, fazemos uma análise de onde estamos, o que estamos fazendo e se o caminho continua correto. Assim temos um ciclo virtuoso e um crescimento sustentável.


1 comment:

Grace Botelho said...

Gostei muito do assunto abordado, muito importante as vezes pararmos e analisarmos que caminho estamos seguindo...
bjo